Especialista em Hemorroidas – Quem Procurar?

Se você está sofrendo silenciosamente com a dor das hemorroidas, pensando que ninguém entende a sua dor, pense novamente. Existe um especialista em hemorroidas preparado para cuidar da sua condição, na maioria das vezes os tratamentos naturais dão efeito e não é necessária a intervenção médica. Grande parte das pessoas sofrendo com essa condição encontrarão uma solução certa que será o suficiente para curar o problema, sem o constrangimento de explicar todos os detalhes com seu médico.

O médico que trata hemorroidas passa a ser necessário quando a situação é grave, e ser avaliado por alguém que sabe mais de hemorroidas do que a maioria dos guias de hemorroidas na internet. Sua pergunta seria, então, qual o especialista em hemorroidas? Antes de entrar fundo na resposta, deixe-me primeiro dizer quando você precisa considerar ver um médico sobre suas hemorroidas.

Quando seu ligeiro desconforto, inchaço e mínimo sangramento retal se torna dor moderada ou grave e sangramento intenso que dura mais de uma semana, ou aquele pequeno caroço parece ter uma vida própria, e quando a protuberância de tecido interno do ânus é grande; então é hora de pegar o telefone e procurar o especialista em hemorroidas. Melhor ainda, entre no carro e siga direto para a sala de emergência. Acabou-se o tempo de tratamentos em casa e a conduta deve mudar.

Qual o Especialista em Hemorroidas?

especialista em hemorroidas

Médico Geral

Você vai ficar feliz ao descobrir que seu médico geral deve ser sua primeira parada. Explique os seus sintomas e depois de um exame ele provavelmente irá prescrever alguma medicação, recomendar algumas mudanças na dieta, sugerir banhos de assento e lhe dará um lembrete para retornar para periodicamente, para manter acompanhamento da situação.

Caso seus sintomas sejam mais graves e seu médico suspeita que algo mais grave esteja ocorrendo ele o encaminhará para um proctologista.

Médico Proctologista

O proctologista é um médico especialista em doenças do reto e ânus. O proctologista irá examinar a área e olhar para todos os potenciais problemas e vai fazer o exame dos sintomas de hemorroidas tão indolor quanto possível, tanto fisicamente como psicologicamente.

Uma vez que o exame esteja completo o proctologista também irá prescrever medicação, tanto remédios naturais ou encaminhá-lo para um cirurgião colo-rectal para cirurgia. Se ele suspeitar que existem complicações intestinais que ultrapassam as hemorroidas visíveis ele fará referência a um gastroenterologista.

Gastroenterologista

Sempre esteja preparado para a possibilidade de que seu problema pode ser mais do que apenas hemorroidas. Se seu proctologista acha que é necessária a intervenção de um gastroenterologista, ele irá intervir e realizar vários exames para determinar a raiz do problema. Se as complicações não forem mais profundas do que o seu trato intestinal inferior então o proctologista fará referência diretamente a um cirurgião.

Cirurgião Colo-Rectal

O único propósito do cirurgião colorretal é realizar o procedimento cirúrgico na sua região colorretal, desse modo se livrando de suas hemorroidas de uma vez por todas. Uma vez que o procedimento é concluído ele fará referência de volta ao proctologista para cuidados pós cirúrgicos. O médico cirurgião está preparado para tratar de todos os tipos e graus de hemorroidas, seja ela trombose hemorroidária, hemorroidas internas ou externas.

A simples resposta à pergunta de qual o especialista em hemorroidas, é essa, tudo depende da gravidade das hemorroidas em si. De médicos clínicos gerais para proctologistas, gastroenterologistas e cirurgiões colorretais, todos têm um papel a desempenhar para ajudar você a curar suas hemorroidas.