Quais os Sintomas da Hemorroida?

Este artigo abordará como tratar e quais os sintomas da hemorroida. São decorrentes de vasos sanguíneos localizados nos músculos lisos das paredes do reto e ânus. Estes vasos são uma parte normal da anatomia e estão localizados na junção onde se fundem em pequenas artérias.

Eles são amortecidos pela musculatura lisa e tecido conjuntivo e são classificados por onde estão localizados em relação à linha pectinada, o ponto de divisão entre a parte superior e inferior do ânus. Esta é uma importante distinção anatômica devido ao tipo de células que revestem as hemorroidas e os nervos que fornecem esta sensação.

Hemorroidas internas localizam-se acima da linha pectinada e são cobertas com as células que são as mesmas que cobrem o resto dos intestinos. Hemorroidas externas surgem abaixo desta linha e são cobertas com células que se assemelham a pele. Hemorroidas se tornam um problema somente quando elas começam a inchar, causando coceira, dor e/ou hemorragia.

O Que Provoca as Hemorroidas?

Enquanto a presença de hemorroidas é um reflexo normal de nossa anatomia, a maioria das pessoas e profissionais referem-se as hemorroidas como uma mazela, por se apresentarem apenas quando ocorrem inchaços. O inchaço nas hemorroidas ocorre quando há um aumento da pressão nos vasos pequenos que compõem as hemorroidas, fazendo com que eles inchem com sangue. Isto acaba criando um aumento de tamanho, levando aos sintomas da hemorroida. Aumento da pressão pode ser causado por uma variedade de fatores:

Uma dieta baixa em fibras pode criar uma tensão quando se tem um movimento intestinal, aumentando a pressão dentro dos vasos sanguíneos.

Gravidez também está associado ao inchaço das hemorroidas e é provavelmente devido ao aumento da pressão do útero sobre o reto e ânus. Além disso, alterações hormonais que ocorrem na gravidez podem enfraquecer os músculos que suportam o reto e ânus. Ficar sentado muito tempo no vaso também pode aumentar a pressão dentro dos vasos sanguíneos, causando hemorroida.

Quais os Sintomas da Hemorroida?

Hemorroidas são a causa mais comum de queixas em pessoas com problemas retais e anais. A queixa mais comum são de sangramento, prurido anal, dor, inchaço e a presença de um caroço no ânus. Estes são sintomas todos associados com a presença de hemorroidas. É importante lembrar que o sangramento retal ou o sangue nas fezes nunca é normal e quando aparecer, pode ser decorrente de uma causa relativamente benigna como as hemorroidas ou causas mais graves.

Estes incluem o sangramento de úlceras, diverticulite, doença inflamatória intestinal e tumores. Se o sangramento retal ocorre, é importante entrar em contato com seu profissional de saúde ou procurar cuidados médicos com emergência. Isto é especialmente importante se a pessoa está a tomar medicamentos que afinam o sangue.

Quando uma hemorroida interna torna-se inflamada, pode causar inchaço. Isso por si só não causa dor porque não há nenhuma fibra de dor anexada pelas veias acima da linha pectinada. No entanto, as hemorroidas inflamadas também podem causar o espasmo dos músculos que cercam o reto e ânus, causando dor, especialmente se eles se projetam ou tenham um prolapso anal.

Hemorroidas internas também podem causar tromboses (coágulo), levando a dor severa. As hemorroidas inflamadas podem vazar um muco que pode causar inflamação da pele ao redor do ânus, causando ardor e prurido. No entanto, outras causas de prurido incluem infecções da pele e parasitas. O mais importante, assim como o sangue nas fezes não deve ser ignorado, porque isso pode ser um sinal de câncer no cólon. Prurido anal ou sangramento não deve presumir-se ser somente devido as hemorroidas, porque pode ser um sinal de tumor ou câncer anal.

Hemorroidas externas se comportam diferentemente das internas, sendo que elas são cobertas por pele normal e têm fibras de dor associadas. Hemorroidas externas trombosadas ocorrem quando uma veia subjacente dentro da hemorroida causa coágulos, causando dor intensa.

Uma protuberância dolorosa e dura pode ser sentida no ânus. Hemorroidas externas também podem resultar em marcas de excesso de pele que podem ser sentidas ao redor do ânus e podem causar dificuldades com limpeza após um movimento intestinal, levando a infecções secundárias na pele. Agora que você sabe quais os sintomas da hemorroida você pode observar melhor a gravidade de suas hemorroidas.

Qual Aparência da Hemorroida?

A hemorroida consegue ser visualizada apenas quando incha e fica inflamada ou desenvolve se um coágulo, causando todos sintomas. Pode-se ver apenas as hemorroidas externas ou hemorroidas internas com o caroço para fora do ânus, mas as hemorroidas internas não podem ser vistas quando permanecem dentro do ânus. A aparência depende muito de quais os sintomas da hemorroida estão presentes.

Hemorroidas trombosadas aparecem como um caroço ao redor da área anal, projetando-se do ânus com uma coloração azul escura devido ao coágulo de sangue contido em seu interior. Muitas vezes mais do que uma hemorroida aparece ao mesmo tempo. Mas a aparência depende muito de quais os sintomas da hemorroida já foram apresentados.

Como Tratar Hemorroidas?

Independentemente do tamanho ou inchaço de uma hemorroida, nenhum tratamento é necessário, se não existirem os sintomas. Talvez, a prevenção seja o tratamento mais eficaz. A dieta e hidratação adequada são elementos importantes para manter normal os movimentos intestinais.

Os sintomas de hemorroidas podem ocorrer com a constipação, bem como diarreia ou evacuações frequentes. Para pacientes com constipação, dieta rica em fibras, se manter hidratado pode ser necessário. Para aqueles com movimentos intestinais bastante corriqueiros, medicamentos antidiarreicos e ajustes na dieta podem ser suficientes. Estas medidas preventivas diminuem a quantidade de esforço que é necessário para se ter um movimento intestinal, diminuindo assim a pressão no interior dos vasos sanguíneos, evitando o inchaço. Temos um artigo mais completo sobre como tratar hemorroidas.

Quais os sintomas da hemorroida? Já apareceram? Caso a resposta seja positiva, existe uma variedade de opções de tratamento, dependendo da situação e severidade das hemorroidas.