Hemorroidas na Gravidez

Hemorroidas na gravidez é um daqueles “maravilhosos” efeitos colaterais da gravidez que muitas mulheres acabam sofrendo. A boa notícia é que as hemorroidas que ocorrem na gravidez podem ser facilmente tratadas através de remédios naturais e cuidados com a alimentação.

hemorroidas na gravidez

O Que São Hemorroidas?

Hemorroidas são veias inchadas ou inflamadas no reto em torno do ânus, são basicamente varizes. Existem dois tipos de hemorroidas, as internas e externas.

Hemorroidas internas se localizam dentro do reto e geralmente são indolores, mas podem causar desconforto. No entanto, se uma hemorróida interna é empurrada para fora ela pode aumentar consideravelmente o desconforto.

Hemorroidas externas são pequenas protuberâncias (caroços) fora do reto que causam vários sintomas. Entre eles estão a hemorragia anal, coceira, ardor, dor; protuberância no ânus e sangue no papel higiênico.

Hemorroidas na Gravidez: Qual o Motivo?

Durante a gravidez, o útero e o fluxo de sangue aumentam, colocando um excesso de pressão sobre as veias que atravessam o nosso ânus e ocasionando desta forma o aparecimento de hemorroidas.

Hemorroidas durante a gravidez podem ser também um resultado da constipação. Devido aos hormônios liberados durante a gravidez, o intestino  se relaxa durante a gravidez causando a constipação.

Vitaminas usadas durante a gravidez e que contenham ferro sintético também pode ser as culpadas. O ferro sintético pode aumentar a probabilidade da constipação que proporciona o ambiente ideal para aparição das hemorroidas.

Por último, o aumento do fluxo sanguíneo também pode causar as hemorroidas na gravidez. Em combinação com a pressão extra relacionada ao crescimento do útero, o fluxo sanguíneo torna as veias mais suscetíveis a se tornarem inflamadas. Confira o vídeo abaixo onde um profissional da área aborda com mais profundidade o tema:

Quando Acontece as Hemorroidas na Gravidez?

Embora as hemorroidas possam aparecer a qualquer momento, a maioria das mães as experimenta no terceiro trimestre ou durante o trabalho de parto (a força necessária para empurrar um bebê para fora é muito parecido com o esforço envolvido em um movimento intestinal).

Remédios Naturais Para Hemorroidas

Aplique óleo de coco em suas hemorroidas. Tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem ajudar bastante com a coceira. Pode aliviar a dor e inflamação e devem curar as hemorroidas em poucos dias. Existem pomadas para hemorroidas que auxiliam muito no alívio dos sintomas.

Aplique Aloe Vera na área inflamada. Se possível use Aloe Vera fresco, das folhas de uma planta. Existem lugares que vendem grandes folhas de aloe ou você pode obter uma planta em seu berçário local de plantas. Se essas não são opções, não se esqueça de usar um Aloe Vera mais puro, ou seja, sem adição de produtos químicos e fragrâncias.

Como Você Pode Prevenir Hemorroidas na Gravidez?

Obtenha suas vitaminas através da alimentação. Vitaminas sintéticas, especialmente ferro, podem causar constipação. Vitaminas obtidas de forma natural são mais absorventes e não causam a constipação.

Beba muita água! Você precisa de muita água durante a gravidez, e se você não está bebendo o suficiente seu corpo vai reabsorver a água através do cólon deixando suas fezes secas. e difícil de empurrar para fora.

Tenha uma dieta planejada e saudável. Certifique-se que você está tendo fibras em abundância, coma suas frutas inteiras, verduras e sementes. Sementes de Chia são maravilhosas para manter seu intestino sempre em movimento.
sementes de chia
Não se esqueça de incluir gorduras saudáveis para manter o intestino lubrificado. Boas fontes incluem o óleo de coco virgem, manteiga, azeite cru e abacates.

Agache para fazer o seu cocô. Agachamento é a maneira natural de se fazer cocô. Sentado, ou pior, inclinando-se para trás, força os seus intestinos, dificultando assim o movimento das fezes.